“holm oak woodlands may have been negatively affected by fragmentation and interspersion with sclerophyllous shrub species (e.g. Cistus spp., namely, Cistus ladanifer), which may (…) have impaired oak recruitment suitability in the surrounding landscape mosaic”

— Costa et al (2014)

Regeneração natural de sobreiro e azinheira – Desafios e oportunidades

O seminário Regeneração natural de sobreiro e azinheira – Desafios e oportunidades decorreu no dia 20 de outubro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, num formato híbrido.

O evento foi organizado pelo Grupo Operacional OakRegeneration, com o apoio do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), líder da parceria, e do Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Neste seminário apresentaram-se os primeiros resultados dos trabalhos de investigação do Grupo Operacional OakRegeneration, com comunicações dos investigadores do INIAV, Augusta Costa e Jorge Capelo. Contou-se também com a participação de outros investigadores, representando esta e outras entidades, que apresentaram os progressos recentes da sua investigação em regeneração natural de sobreiro e azinheira nos nossos montados.

Pretendeu-se promover a partilha de conhecimento, a discussão e a troca de experiências entre investigadores, técnicos, proprietários florestais e todos os interessados na conservação e promoção do potencial produtivo e genético da regeneração natural de sobreiro e azinheira.

REGENERAÇÃO NATURAL DE SOBREIRO E AZINHEIRA

Aproveitar a regeneração natural de sobreiro e de azinheira para aumentar a resiliência e sustentabilidade ecológicas dos montados

10:00h 20 de Outubro 2021

OBSERVATÓRIO DO SOBREIRO E DA CORTIÇA

Oak Regeneration vai participar na 4ª reunião da Rede Regional para a Inovação Agroflorestal (RAIN)

OakRegeneration – Estratégias e modelos de gestão florestal para a criação de áreas de regeneração natural de sobreiro e azinheira nos montados nacionais

27 de Fevereiro de 2019, entre as 9:30 e as 13:00
Sala de Atos, Edifício Principal, (ISA, Lisboa)  

Aproveitar e potenciar áreas de regeneração natural de sobreiro e de azinheira nos montados nacionais