Herdade da Coitadinha

HERDADE DA COITADINHA

A EDIA adquiriu a Herdade da Coitadinha/Parque de Natureza de Noudar em 1997, como medida de compensação ambiental pela construção da Barragem do Alqueva.

A EDIA, é a entidade responsável pela gestão do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, que compreende um conjunto de projetos estruturantes para o desenvolvimento do Alentejo.

No âmbito da gestão da Herdade da Coitadinha (HC), a EDIA dedica especial atenção à floresta, nomeadamente à azinheira, que, na HC, ocupa uma área aproximada de 500 ha, sobre a forma de montado e de bosque de azinho (azinhal).

A EDIA envolveu-se no projeto OakRegeneration porque, sendo o montado a principal componente da paisagem do Parque de Natureza de Noudar (PNN), importa preservá-lo, fomentá-lo e expandi-lo sendo a propagação da regeneração natural um dos mecanismos que mais importa promover.

O PNN encontra-se integrado na Rede Natura 2000 – Zona Proteção Especial (ZPE) Moura-Mourão-Barrancos pelo que o projeto se desenvolve numa área de elevado interesse natural, com habitats de elevado valor conservacionista para a preservação da biodiversidade.

A implantação deste projeto, e a sua execução no terreno, será um auxílio na promoção da azinheira, permitindo encarar o futuro do montado de um modo mais otimista.

Acções de Campo

Disponível brevemente.

Transectos

<!-- [et_pb_line_break_holder] --> <!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] --><!-- [et_pb_line_break_holder] -->