“physical protection of pioneer shrubs over seedlings and small saplings (…) might not be sufficient to overcome the competitive effects of shrub species”

— Costa et al (2014)i

Regeneração natural de sobreiro e azinheira – Desafios e oportunidades

O seminário Regeneração natural de sobreiro e azinheira – Desafios e oportunidades decorreu no dia 20 de outubro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, num formato híbrido.

O evento foi organizado pelo Grupo Operacional OakRegeneration, com o apoio do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), líder da parceria, e do Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Neste seminário apresentaram-se os primeiros resultados dos trabalhos de investigação do Grupo Operacional OakRegeneration, com comunicações dos investigadores do INIAV, Augusta Costa e Jorge Capelo. Contou-se também com a participação de outros investigadores, representando esta e outras entidades, que apresentaram os progressos recentes da sua investigação em regeneração natural de sobreiro e azinheira nos nossos montados.

Pretendeu-se promover a partilha de conhecimento, a discussão e a troca de experiências entre investigadores, técnicos, proprietários florestais e todos os interessados na conservação e promoção do potencial produtivo e genético da regeneração natural de sobreiro e azinheira.

REGENERAÇÃO NATURAL DE SOBREIRO E AZINHEIRA

Aproveitar a regeneração natural de sobreiro e de azinheira para aumentar a resiliência e sustentabilidade ecológicas dos montados

10:00h 20 de Outubro 2021

OBSERVATÓRIO DO SOBREIRO E DA CORTIÇA

Oak Regeneration vai participar na 4ª reunião da Rede Regional para a Inovação Agroflorestal (RAIN)

OakRegeneration – Estratégias e modelos de gestão florestal para a criação de áreas de regeneração natural de sobreiro e azinheira nos montados nacionais

27 de Fevereiro de 2019, entre as 9:30 e as 13:00
Sala de Atos, Edifício Principal, (ISA, Lisboa)  

Aproveitar e potenciar áreas de regeneração natural de sobreiro e de azinheira nos montados nacionais